Como otimizar os resultados da sua empresa por gestão remota?

Como otimizar os resultados da sua empresa por gestão remota?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Em resposta às incertezas apresentadas pelo Covid-19, muitas empresas pediram que seus funcionários trabalhassem em casa. Embora o termo home-office seja cada vez mais comum, para alguns empresários a gestão remota de seus funcionários se tornou um grande desafio.

A principal dificuldade foi para aqueles que não estavam preparados para o trabalho remoto. Sem tempo para preparar a equipe e estabelecer diretrizes e políticas claras, alguns gestores tiveram que literalmente aprender tudo na prática do dia a dia. E diante disso, surge sempre a dúvida: posso otimizar os resultados da empresa, mesmo com uma gestão remota de trabalho?

Para responder essa e outras perguntas, preparamos este artigo para você. Confira!

Desafios comuns do trabalho remoto

Para começar, os gestores precisam entender fatores que podem tornar o trabalho remoto especialmente exigente. Caso contrário, os funcionários de alto desempenho poderão sofrer declínios no desempenho e no envolvimento no trabalho, principalmente diante da ausência de preparação e treinamento. 

Os desafios inerentes ao trabalho remoto incluem:

Falta de supervisão presencial

Os gestores e seus funcionários geralmente expressam preocupações com a falta de interação cara a cara. Muitos temem que os funcionários não trabalhem tanto ou com eficiência. Muitos colaboradores, por outro lado, lutam com o acesso reduzido ao suporte e comunicação gerenciais. 

Falta de acesso à informação

Os trabalhadores remotos costumam ser surpreendidos pelo tempo e esforço adicionais necessários para localizar informações dos colegas de trabalho. Mesmo obter respostas para perguntas que parecem simples, pode parecer um grande obstáculo para um trabalhador que atua de casa.

Isolamento social

A  solidão é uma das queixas mais comuns sobre trabalho remoto, com funcionários perdendo a interação social informal de um ambiente de escritório. Pensa-se que os extrovertidos podem sofrer mais com o isolamento a curto prazo, principalmente se não tiverem oportunidades de se conectar com outras pessoas em seu ambiente de trabalho remoto. No entanto, por um longo período de tempo, o isolamento pode fazer com que qualquer funcionário se sinta menos “pertencente” à organização e pode até resultar em maior intenção de deixar a empresa.

Distrações em casa

Costumamos ver fotos representando trabalhos remotos que retratam um pai segurando uma criança e digitando em um laptop, geralmente sentado em um sofá ou no chão da sala. De fato, esta é uma representação terrível do trabalho virtual eficaz. 

Normalmente, incentivamos os empregadores a garantir que seus funcionários remotos tenham espaço de trabalho dedicado que permitir que trabalhem remotamente. No entanto, no caso de uma transição repentina para o trabalho virtual, há uma chance muito maior de os funcionários enfrentarem espaços de trabalho abaixo do ideal e (no caso de fechamento de escolas e creches ) responsabilidades inesperadas dos pais. 

Como otimizar a gestão remota do trabalho

Conhecendo as dificuldades, fica mais fácil encontrar as soluções para uma gestão remota que otimize os resultados da empresa. E algumas delas são mais fáceis do que pode se imaginar. 

Por exemplo, realizar chamadas diárias para os funcionários é uma ótima forma de manter essa conexão. Ela pode ser individual ou em espécie de videoconferência, quando o trabalho deles for altamente colaborativo. A característica importante é que as ligações são regulares e previsíveis e são um fórum no qual os funcionários sabem que podem consultar você e que suas preocupações e perguntas serão ouvidas.

A videoconferência ainda outras vantagens, como aumentar o “conhecimento mútuo” sobre os colegas de trabalho e também ajuda a reduzir a sensação de isolamento entre as equipes. O vídeo também é particularmente útil para conversas complexas ou sensíveis, pois parece mais pessoal do que a comunicação escrita ou apenas com áudio.

Invista na tecnologia

Se você também quer otimizar os resultados da sua empresa por meio da gestão remota, é necessário investir em tecnologia. Há diversas ferramentas gratuitas no mercado, mas que possuem suas limitações. Por isso, dependendo da sua necessidade, um investimento em algum software mais completo pode ser necessário. 

Além disso, estabeleça “regras de engajamento”: o  trabalho remoto se torna mais eficiente e satisfatório quando os gestores estabelecem expectativas quanto à frequência, meios e tempo ideal de comunicação para suas equipes. Por exemplo, “usamos videoconferência para reuniões diárias, mas usamos mensagens instantâneas quando algo é urgente”. 

Se você puder, informe seus funcionários sobre a melhor maneira e horário para contatá-lo durante a jornada de trabalho. E finalmente, fique de olho na comunicação entre os membros da equipe (na medida apropriada), para garantir que eles estejam compartilhando informações conforme necessário.

Use sua experiência como gestor

Outro fator fundamental para garantir o melhor resultado de sua equipe, mesmo com uma gestão remota, é usando toda sua experiência no gerenciamento de equipes. Lembre-se que líderes eficazes adotam uma abordagem dupla, reconhecendo o estresse e a ansiedade que os funcionários podem estar sentindo em circunstâncias difíceis, mas também fornecendo amparo às suas equipes. 

Como você acompanhou em nosso artigo, otimizar os resultados da empresa com uma gestão remota é repleta de desafios, mas que podem ser superados facilmente com disciplina, foco e entrosamento. Com esse suporte, é mais provável que os funcionários aceitem o desafio, garantindo maior produtividade mesmo se tratando de um trabalho distante.

E um item essencial para o sucesso na gestão remota é justamente a motivação da equipe. Para isso, temos um artigo completo para você saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas. Leia agora mesmo!

Outros artigos que podem te interessar

[MEI Caminhoneiro] Nova lei já está em vigor: saiba tudo a respeito

Desde o último dia 31 a Lei Complementar 188/2021 foi sancionada pelo Presidente Bolsonaro. Com isso, caminhoneiros já podem providenciar a formalização como MEI – Microempreendedores individuais. Isso quer dizer que poderá ter um CNPJ e emitir Notas Fiscais. Mas não é só isso. Quem é MEI também possui direitos trabalhistas muito semelhantes aos dos

Assine nossa Newsletter