Falta de motivação no trabalho: como motivar funcionários e aumentar a produtividade?

Falta de motivação no trabalho: como motivar funcionários e aumentar a produtividade?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Todo gestor quer colaboradores produtivos e engajados, mas para que isso seja possível é necessário motivar a equipe.

Não adianta apenas distribuir funções e seguir com a parte administrativa, porque já foi comprovado: empresas que trabalham com técnicas de engajamento têm funcionários muito mais motivados e produtivos.

O colaborador engajado veste a camisa da empresa: se alinha com as políticas, missão e  visão de modo a desenvolver suas atividades de forma eficiente. 

Para te auxiliar, neste artigo vamos dar algumas dicas de como aumentar a produtividade dos funcionários. Acompanhe a leitura!

7 dicas de como motivar a equipe e aumentar a produtividade

Para obter bons resultados, é preciso contar com boas estratégias, certo? Então veja a seguir algumas formas de motivar seus funcionários e aumentar a produtividade!

1- Defina as funções

O primeiro passo é garantir que o funcionário sabe exatamente quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele. 

Isso é muito importante para que ele se mantenha focado e desempenhe o trabalho nas direções certas.

Então procure organizar reuniões para explicar as atividades de cada membro da equipe com clareza, certificando-se que cada colaborador:

  • entende como funciona o organograma da empresa;
  • sabe em qual nível hierárquico deve colaborar para que possa projetar potenciais promoções;

2- Estabeleça metas

Do que adianta a equipe desenvolver as atividades se não sabe aonde vai chegar? Dá até um desânimo, não? Por isso, é essencial estabelecer metas!

Ao definir metas a serem atingidas, os colaboradores ganham um propósito e trabalham juntos.

Mas lembrando que elas devem ser mensuráveis e realizáveis dentro de um prazo determinado, de preferência a curto prazo. A dica é dividi-las em etapas e mostrar o que cada profissional precisa fazer.

Um exemplo de meta: “aumentar a carteira de clientes de 50 para 65 em três meses”. A partir dela, será preciso definir as estratégias que serão utilizadas para atingi-la dentro do prazo estabelecido.

3- Aposte em capacitação e benefícios

Muitas vezes, a falta de motivação no trabalho está relacionada à necessidade de atualização. 

Desatualizado sobre sua área profissional ou sem as habilidades técnicas e teóricas necessárias, o colaborador fica desanimado e incapaz de lidar com as demandas que a função exige. 

Nesse sentido, é fundamental investir em treinamentos para que os colaboradores desenvolvam competências. 

Outra maneira de motivar os funcionários e aumentar a produtividade é oferecendo um plano de benefícios. A partir disso, você pode proporcionar descontos em clubes esportivos, academias, brindes, entre outros. 

Mas, sem dúvida, nada melhor do que proporcionar qualidade: uma boa remuneração, plano de carreira e um ambiente de trabalho agradável.

4- Tenha uma comunicação clara e direta

Quando se trata de gestão de pessoas, não há elemento mais importante do que a comunicação.

Apenas para você ter uma ideia, a comunicação auxilia em diversos processos cruciais:

  • gerenciamento de crises
  • manutenção da reputação da empresa
  • produtividade da equipe
  • captação e conversão de leads
  • posicionamento da empresa
  • atração de investidores
  • negociação com fornecedores

Por isso, é essencial que o líder garanta uma comunicação clara e direta com os colaboradores. Fale o que espera de cada membro da equipe, quais são os principais valores e missões da empresa, além das metas e objetivos que devem guiar as atividades.

Implementar ações de endomarketing também são muito importantes para fortalecer a comunicação interna da empresa, pois elas mostram que o colaborador é especial, estimulam o espírito de equipe e proporcionam bem estar.

Entre algumas ações de endomarketing populares quando se fala em motivar funcionários, temos:

  • Palestras
  • Campanhas
  • Confraternizações
  • Dinâmicas motivacionais
  • Programas de recompensa

Mas não se esqueça de definir canais de comunicação interna para melhorar a comunicação com a equipe, ok? Entre alguns dos mais utilizados pelas empresas temos o e-mail, newsletter e as chamadas redes sociais internas. 

Um grupo no WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens instantâneas também pode ser muito efetivo.

5- Reconheça esforços

Reconhecer funcionários que desenvolveram bem as suas atividades é a chave para compor equipes mais produtivas e engajadas.

Essa recompensa pode ser por meio de ajustes de salário e prêmios, entre outros incentivos. E ajudará não apenas na motivação, como também na diminuição do turnover e perda de talentos para a empresa.

Então já sabe: elogie a equipe pela produtividade no trabalho, enfatize os pontos fortes de cada colaborador e mostre que o negócio cresce graças ao empenho de todos.

6- Garanta ferramentas e infraestrutura adequadas

Não espere que seus colaboradores estejam motivados, se você não disponibiliza as condições para que eles trabalhem de forma produtiva. 

A dica é garantir as ferramentas e a infraestrutura necessárias para o desenvolvimento das atividades. 

Dessa forma, a equipe consegue colocar as ideias em prática, otimizar processos e resolver tudo com mais facilidade.

7- Dê feedbacks

Outro ponto bastante pertinente quando se trata de motivar funcionários e aumentar a produtividade é o feedback. 

Por meio do feedback, os colaboradores entendem o que está bom, o que precisa ser melhorado e o desempenho que tiveram. 

Trata-se de uma importante ferramenta para que os funcionários estejam por dentro dos resultados e se sintam mais motivados a melhorar cada vez mais a performance.

Mas não se esqueça que os feedbacks não devem ser agressivos, e sim construtivos. Além disso, eles devem ser oferecidos de forma individual para que nenhum colaborador se sinta exposto.

A falta de motivação no trabalho é um problema que deve ser corrigido de forma imediata nas empresas. Nesse sentido, os gestores devem estar sempre atentos para as possíveis causas, seja uma comunicação interna deficiente ou ausência de um bom plano de carreira, treinamentos e benefícios.

Gostou do post? Então confira este conteúdo Rotatividade de Funcionários – como reduzir em 5 passos!

Outros artigos que podem te interessar

6 dúvidas sobre Imposto de Renda

Ter dúvidas sobre Imposto de Renda é absolutamente normal! A maioria dos brasileiros se sente confusa com relação a alguns pontos da declaração e hoje vamos esclarecer todas essas questões

Assine nossa Newsletter