Voltar para o blog

Dicas para Empreendedores

Rotatividade de Funcionários – como reduzir em 5 passos

A rotatividade de funcionários é um problemão para qualquer empresa. Não saber o que a causa e como reduzi-la pode trazer sérios prejuízos para seu negócio.

Pensando em te ajudar com essa situação complicada, trouxemos 5 dicas que te ajudarão a solucionar o problema! Veja só os passos que tornarão sua rotina empresarial mais simples:

  1. Garanta um ambiente de trabalho saudável;
  2. Certifique-se que seus colaboradores têm uma visão alinhada com a da sua empresa;
  3. Incentive o trabalho e em equipe e a colaboração sempre;
  4. Mostre-se presente na sua empresa;
  5. Vá além dos números.

Abaixo, trataremos cada um desses temas com maior profundidade, para você começar a planejar e a executar mudanças poderosas na sua empresa a partir dos próximos dias!

O que você precisa saber sobre a Rotatividade de Funcionários

A rotatividade de funcionários não é um problema que você conseguirá solucionar da noite para o dia. É preciso investigar, diagnosticar problemas e dedicar tempo para trabalhar em soluções efetivas.

Mas, alguns pontos podem ser solucionados já de imediato. Com a devida atenção, você perceberá desafios em potencial no ambiente de trabalho e conseguirá trabalhar em medidas que amenizam e até mesmo eliminam o problema.

Ficou curioso? Então, confira tudo a seguir!

1 – Garanta um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável é o primeiro passo para obter grandes resultados com a sua empresa. 

Ambientes de trabalho tóxicos, onde os colaboradores têm de lidar com constantes ofensas, xingamentos e uma pressão anormal podem causar sérios problemas ao emocional e à saúde mental do time, e inclusive à sua.

Por isso, você precisa escutar seus colaboradores, entender os obstáculos para a produtividade e formas de facilitar a condução do trabalho como um todo.

Mesmo que o stress não pareça ser um problema para todos, apenas para um grupo seleto de colaboradores, é bom ter atenção: estudos indicam que até mesmo o odor do suor e outros sinais que o corpo emite quando há stress podem fazer com que o problema seja contagiante.

Sim, o stress se comporta como uma doença que passa pelo ar, e se você tiver um ambiente propenso a isso, prepare-se, pois pode acontecer uma queda de produtividade a qualquer momento. A melhor saída é ouvir os colaboradores e garantir que eles estejam em um ambiente propício a gerar bons resultados de forma saudável, evitando saídas, faltas e outros problemas.

2 – Alinhamento é a chave para reduzir a rotatividade de funcionários!

Colaboradores bem alinhados trabalham mais e melhor. O alinhamento em equipe é fundamental, e você precisa ter certeza de que os funcionários entendem as necessidades e objetivos da empresa, bem como as necessidades dos clientes.

Invista em uma comunicação clara e objetiva, que transmita essas ideias. O trabalho deve priorizar a missão, a visão e os valores, sempre!

3 – Incentive o trabalho em equipe e a colaboração sempre

Todos precisam conhecer a extensão do seu trabalho e como isso impacta no trabalho do colega. Isso ajuda a criar um senso de cooperativismo e equipe, fazendo com que seu time se una para conseguir resultados, ao invés de fazer “cada um uma parte”.

4 – Mostre-se presente na sua empresa!

A redução da rotatividade de funcionários também diminui quando o líder ou dono da empresa se mostra pronto para dar o seu melhor. Mesmo com sua rotina ocupada, reserve um tempo para ver como estão as coisas, se sua equipe precisa de ajuda e fale com seus colaboradores.

Mostre que eles são importantes para você!

5 – Vá além dos números!

Ao final do dia, é o dinheiro que paga as suas contas e as da empresa. Mas, você precisa se lembrar de que sem funcionários, o trabalho não é possível.

Por isso, garanta que os fatores desmotivacionais já listados possam ser eliminados da empresa. Mostre que você está empenhado em criar um ambiente de trabalho cada vez melhor e solicite ajuda dos seus colaboradores para alcançar esse resultado positivo. Todos só tem a ganhar.

Quando você mostra que o time realmente importa e faz parte da empresa, elimina a sensação de que os colaboradores são apenas números. Convidá-los para fazer parte de ações fortalece o elo empresa-funcionário e pode ajudar a conquistar resultados melhores.

Dúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco agora mesmo pelos comentários ou envie-nos uma mensagem no WhatsApp.

Enviar mensagem no WhatsApp