Como contratar funcionários e montar um time de respeito

Como contratar funcionários e montar um time de respeito

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma empresa que não sabe como contratar funcionários corretamente está fadada a enfrentar diversos problemas com a rotatividade e também com a qualidade do trabalho como um todo.

Muitas empresas buscam contratar os melhores funcionários, de acordo com os requisitos das vagas ofertadas. A melhor qualificação, a mão de obra mais barata, o profissional mais bem conceituado do mercado, alguém que lide bem com o resto da equipe etc.

Existem diversos fatores que podem tornar um profissional ideal ou não para uma empresa. Contudo, não saber como contratar esse profissional e mantê-lo fiel à sua marca causará transtornos, projetos não finalizados e custos acima do esperado.

Como contratar funcionários, afinal?

Primeiro, certifique-se de conhecer bem a sua empresa, o propósito dela, os produtos e serviços oferecidos. Quais são as competências necessárias para garantir a continuidade das atividades?

Que tipo de atendimento e perfil os seus clientes esperam por parte da sua empresa? Essas perguntas te ajudarão a nortear as decisões que deverão ser tomadas no momento da contratação. Contudo, vale deixar claro: profissionais especializados têm muito mais habilidade para encontrar os funcionários ideais para sua empresa. O processo de recrutamento e seleção se torna bem menos custoso quando é terceirizado a empresas que cuidam apenas disso.

Atenção!

Se decidir por conduzir o processo por conta própria, conheça cada um dos candidatos selecionados para a entrevista. Tenha certeza de saber quais são seus sonhos, objetivos, o que valorizam e como trabalham sob situações de pressão. Dependendo do trabalho que será exercido na sua empresa, essa questão de pressão e metas podem não ser diferenciais importantes, mas se a situação apertar ou algo inesperado acontecer, será necessário ter desenvoltura para resolver.

Por isso, opte por pessoas que se adaptam às mais diversas situações. Pessoas versáteis, que desejam fazer parte do time e conquistar resultados em conjunto com você. Não basta ser competente, é preciso ter caráter e espírito de equipe, vontade de fazer acontecer.

Capacidades e competências são meras questões de aprendizado. O desejo de fazer mais e melhor, de pertencer a um grupo, isso é algo que não se encontra em qualquer pessoa e que não se ensina.

Agora você sabe como contratar funcionários. Lembre-se: os especialistas em recursos humanos são muito mais aptos a realizar os procedimentos descritos acima, visto que existem métodos e o momento ideal para realizar certas abordagens.

Outros artigos que podem te interessar

Como Regularizar Uma Loja Virtual - Ativos Contabilidade

Como pagar menos impostos dentro da lei – conheça o planejamento tributário!

Saber como pagar menos impostos dentro da lei é o sonho de todo empresário no Brasil.  A alta complexidade tributária e as constantes mudanças na legislação se mostram como fatores que deixam qualquer pessoa que resolve abrir uma empresa com os cabelos em pé. Porém, nem sempre o que o empresário paga em impostos está

Terceirização Financeira - Ativos Contabilidade

A Terceirização de Departamento Financeiro vale a pena? Prós e Contras

A Terceirização de Departamento Financeiro vale a pena. Essa é a resposta mais curta e direta que você poderá obter a respeito do assunto. Já falamos sobre a terceirização financeira aqui no blog anteriormente. Mas, quais são os prós e contras de terceirizar o financeiro do seu negócio? Por que esse assunto não é tão

Carteira De Trabalho Digital - Ativos Contabilidade

Carteira de Trabalho Digital – o que muda?

A Carteira de Trabalho Digital agora é parte da vida do trabalhador brasileiro, e os empregadores também precisam se adaptar. Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na sexta-feira (20/9), a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição de hoje

Assine nossa Newsletter