Saiba como cortar gastos da empresa

Saiba como cortar gastos da empresa

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Cortar despesas é uma prioridade para muitos proprietários de pequenas empresas. Toda empresa precisa de um fluxo de caixa confiável, e as melhores idéias de negócios geram muita receita e requerem pouco capital para crescer. Mas escolher onde gastar e onde economizar é uma decisão difícil para qualquer empresário. 

Essas decisões são especialmente importantes para empresas de pequeno e médio porte, porque sua probabilidade de falência é maior. Por isso, cortar despesas é uma ótima maneira de aumentar o fluxo de caixa para qualquer empresa em dificuldades, bem como para empresas de sucesso que desejam continuar assim. 

Quer saber como cortar gastos da empresa e ter mais dinheiro para novos investimentos? Então confira o artigo que preparamos para você!

O que significa ‘redução de custos’ nos negócios?

Nos negócios, você pode aumentar sua receita líquida aumentando sua receita ou reduzindo suas despesas. Você pode aumentar a receita aumentando os preços dos bens e serviços que você já vende ou adicionando novos bens e serviços que criarão vendas adicionais. 

Se não for o momento certo para aumentar seus preços ou adicionar novos produtos, a melhor maneira de aumentar seu fluxo de caixa é cortando gastos. Reduzir custos nos negócios geralmente significa reduzir a sobrecarga que você gasta para executar suas operações diárias e fornecer bens ou serviços aos seus clientes.

Se sua empresa está enfrentando dificuldades financeiras, reduzir as despesas pode ser uma etapa necessária para permanecer no negócio. Mesmo que sua empresa seja financeiramente estável, a redução de custos nos negócios oferece vários benefícios, tais como: 

  • Reduzindo a probabilidade de ocorrer problemas de fluxo de caixa no futuro
  • Economizar mais dinheiro para investir na expansão ou melhoria de seus produtos ou serviços
  • Fornecer dinheiro para terceirizar pequenas tarefas ou contratar pessoal adicional
  • Aumentando sua margem de lucro diminuindo os custos operacionais
  • Permite oferecer preços mais baixos, o que o diferencia dos concorrentes 

Sempre que você economiza em custos operacionais, você tem mais dinheiro para investir nos seus negócios, o que cria mais oportunidades para crescimento futuro.

Como você pode cortar custos sem cortar pessoal?

O desafio para muitas empresas é encontrar uma maneira de cortar custos sem diminuir a produção, diminuir a qualidade dos produtos ou pedir que os funcionários assumam uma quantidade razoável de trabalho. Encontrar maneiras de cortar custos sem cortar pessoal também é um desafio para as pequenas empresas. 

Em alguns casos, os benefícios da redução de custos podem superar as desvantagens desses desafios, principalmente se permitir que sua empresa permaneça no negócio. No entanto, existem várias maneiras de reduzir as despesas que você pode tentar antes de decidir que é hora de deixar os funcionários irem.

1. Procure novos fornecedores

Se você trabalha com a mesma cadeia de suprimentos há anos, pode estar perdendo boas pechinchas. Enquanto a pesquisa de novos fornecedores e atacadistas leva tempo, a economia de custos pode ser enorme. Especialmente se o seu mercado ou nicho cresceu no tempo em que você trabalha, pode achar que existem mais opções do que as que existiam quando você abriu suas portas. 

Se você é um cliente de longa data, também pode abordar seus fornecedores atuais sobre a renegociação de seu contrato. Se eles não quiserem perder uma conta, podem estar dispostos a oferecer descontos ou complementos que poupam dinheiro significativo.

2. Desligue durante o horário de folga

Algumas maneiras de cortar despesas comerciais são tão simples quanto apertar um botão. Os custos de energia podem ficar caros, principalmente se você deixar os aparelhos funcionando quando não estiverem em uso. Desligue máquinas e dispositivos quando sua empresa não estiver funcionando. Se você usar equipamentos antigos, que desperdiçam energia, substitua-os por algo mais novo e mais eficiente.

Desligar o equipamento não utilizado é fácil e é um exemplo clássico de como reduzir custos. Porém, sua empresa pode precisar se ajustar, especialmente se você tiver funcionários. Faça um esforço de equipe para obter todos os seus funcionários (e você) o hábito de desligar computadores, luzes e máquinas no final do dia.

3. Reduza o papel

O papel pode desperdiçar muito dinheiro para pequenas empresas, mas é um ótimo exemplo de como reduzir as despesas. Embora os métodos da velha escola possam funcionar para você, eles também podem estar drenando sua conta bancária. Arquivos e pilhas de papel custam dinheiro em manutenção, papel e tinta da impressora – sem mencionar o tempo que os funcionários gastam no gerenciamento de documentos.

A redução de papel nos seus negócios ou mesmo a mudança para um escritório totalmente sem papel simplificará os processos e reduzirá as despesas comerciais. Para reduzir formulários e relatórios em papel, digitalize cópias para o seu computador. Para registrar transações, considere escolher uma contabilidade digital. 

4. Regime de tributação

O custo com impostos e tributos pagos pelas empresas no país é muito elevado. E apesar disso, a sonegação jamais deve ser considerada, já que os problemas que isso podem ocorrer — como multas — podem inclusive inviabilizar de vez seu negócio.

E diante disso, é comum as empresas pagar mais impostos que o necessário por erro na hora de escolher o regime de tributação. Por isso, e aconselhável que você tenha a consultoria de um escritório de contabilidade antes de fazer essa escolha. Se não foi o seu caso, você pode estar perdendo bastante dinheiro. 

Procure seu contador e simule os gastos do seu negócio nos regimes de Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional, pois cada um conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

Aplique no seu negócio

Como você acompanhou com nossas dicas, medidas simples podem trazer grandes resultados na hora de cortar gastos da empresa. Considere ainda, como dicas extras, rever seu espaço onde funciona sua empresa, se seus gastos com internet e telefone não estão acima do que você realmente necessita, e se não há gastos desnecessários com copos, papel toalha, entre outros. O uso sustentável faz bem para sua empresa e também para o planeta!
Outra forma de cortar gastos da empresa e economizar dinheiro é reduzindo a rotatividade de funcionários. Quer saber mais também sobre esse tema? Confira o artigo que produzimos em nosso blog!

Outros artigos que podem te interessar

6 dúvidas sobre Imposto de Renda

Ter dúvidas sobre Imposto de Renda é absolutamente normal! A maioria dos brasileiros se sente confusa com relação a alguns pontos da declaração e hoje vamos esclarecer todas essas questões

Assine nossa Newsletter