Como pagar menos impostos dentro da lei – conheça o planejamento tributário!

Como pagar menos impostos dentro da lei – conheça o planejamento tributário!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saber como pagar menos impostos dentro da lei é o sonho de todo empresário no Brasil. 

A alta complexidade tributária e as constantes mudanças na legislação se mostram como fatores que deixam qualquer pessoa que resolve abrir uma empresa com os cabelos em pé. Porém, nem sempre o que o empresário paga em impostos está correto. Às vezes, ele pode estar pagando impostos a maior, ou seja, valores acima do que realmente deve.

Existem casos, porém, em que o empresário está pagando valores abaixo dos que deveria. Em ambos casos a situação é ruim. A empresa em questão pode ser seriamente prejudicada por conta da falta de um bom planejamento tributário que, inclusive, é o melhor caminho para pagar menos impostos dentro da lei, caso seja possível para sua empresa.

Como pagar menos impostos dentro da lei?

Bem, você tem que pagar impostos. Faz parte da sua rotina empresarial e é bom se acostumar com isso. Porém, se você acha que está pagando mais do que deveria ou se os custos com o recolhimento de tributos estão altos demais, vale a pena recorrer a uma revisão do seu histórico tributário. Somente assim será possível descobrir se o que você pagou em impostos até hoje está correto.

No caso de ter pago impostos a maior, será possível solicitar a recuperação de créditos tributários, uma espécie de compensação por parte da Receita Federal.

Mas, falemos a respeito da Recuperação de Crédito Tributário em um outro artigo futuro. Vamos focar no planejamento tributário.

A ideia por trás do Planejamento Tributário é colocar sua empresa nos trilhos, pagando exatamente o que deve, nem mais e nem menos. Entender o melhor regime tributário é algo que cabe a especialistas em contabilidade, pois apesar de ser relativamente fácil entender se a sua empresa pode ser enquadrada no Simples, por exemplo, é preciso compreender se essa é a opção mais vantajosa. No primeiro momento, pode até parecer que sim, mas o que realmente determina o que é melhor e o que não é para o seu negócio são os anexos e as alíquotas, além de outros fatores.

Portanto, nada de trocar de regime tributário por conta própria. Qualquer engano pode custar caro para seu negócio.

Conte com a Ativos Contabilidade para cuidar da sua empresa!

O Planejamento Tributário é totalmente legítimo. Você não será autuado por nenhuma ação ou mudança realizada ao lado de um contador. Mesmo a mudança do seu regime tributário e o pagamento de débitos pendentes podem ser realizados sem que você enfrente problemas. O verdadeiro desafio é se manter na situação atual, sem saber se está pagando a mais ou a menos e colocar a imagem e a confiabilidade da empresa em risco.

Aproveite e aprenda a reduzir a rotatividade de funcionários da empresa.

Dúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco agora mesmo pelos comentários ou envie-nos uma mensagem no WhatsApp.

Enviar mensagem no WhatsApp



Outros artigos que podem te interessar

Contratação De Funcionários - Ativos Contabilidade

Como contratar funcionários e montar um time de respeito

Uma empresa que não sabe como contratar funcionários corretamente está fadada a enfrentar diversos problemas com a rotatividade e também com a qualidade do trabalho como um todo. Muitas empresas buscam contratar os melhores funcionários, de acordo com os requisitos das vagas ofertadas. A melhor qualificação, a mão de obra mais barata, o profissional mais

Terceirização Financeira - Ativos Contabilidade

A Terceirização de Departamento Financeiro vale a pena? Prós e Contras

A Terceirização de Departamento Financeiro vale a pena. Essa é a resposta mais curta e direta que você poderá obter a respeito do assunto. Já falamos sobre a terceirização financeira aqui no blog anteriormente. Mas, quais são os prós e contras de terceirizar o financeiro do seu negócio? Por que esse assunto não é tão

Carteira De Trabalho Digital - Ativos Contabilidade

Carteira de Trabalho Digital – o que muda?

A Carteira de Trabalho Digital agora é parte da vida do trabalhador brasileiro, e os empregadores também precisam se adaptar. Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na sexta-feira (20/9), a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição de hoje

Assine nossa Newsletter