O que você precisa saber para ter um bom planejamento orçamentário

O que você precisa saber para ter um bom planejamento orçamentário

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Um dos assuntos mais delicados relacionados à gestão  é, sem dúvida, o dinheiro. Nesse sentido, o planejamento orçamentário é um instrumento fundamental no controle das atividades da sua empresa e seu sucesso. Ele pode, ainda, melhorar a sua tomada de decisão.

Toda empresa precisa de um orçamento. Desenvolver e gerenciá-lo é como as empresas bem-sucedidas alocam, rastreiam e planejam os gastos. Um processo formal de orçamento é a base para uma boa gestão, crescimento e desenvolvimento de negócios. Muito semelhantes às nossas finanças pessoais, disciplina e planejamento devem ser a pedra angular de um processo de orçamento empresarial.

Para entender mais como ter um bom planejamento orçamentário, confira este artigo feito especialmente para você!

Então, por onde começamos?  

Como acontece com a maioria das coisas no gerenciamento de uma empresa, o orçamento precisa ser conduzido pela visão (o que estamos tentando realizar) e pelo plano estratégico (as etapas para chegar lá).

As empresas que se mantêm focadas em sua estratégia e plano sabem exatamente onde desejam gastar seus recursos. Esse planejamento orçamentário os ajuda a evitar que gastem dinheiro em áreas que não se alinham com a visão (o que estamos tentando fazer) e a missão (por que estamos fazendo isso).

E nos dias atuais, a palavra estratégia é quase como um mantra dentro das empresas que desejam alcançar o sucesso. Mas mais que uma palavra, ela precisa ser aplicada. Em termos orçamentários, o empresário deve refletir sobre seu planejamento orçamentário mensal, trimestral, semestral e anual. Ele precisa estar sempre um passo à frente para não ser surpreendido. 

E sem a realização do orçamento de médio e longo prazo, o empresário torna-se refém do dia-a-dia. Ou seja, não sabe o que esperar para o dia seguinte ou para o final do mês. Se terá condições de honrar com seus compromissos financeiros e salários, e nem sabe o que fazer para mudar o jogo. 

Logo, torna-se um caminho sem volta rumo à falência.

E quais os tipos de planejamento orçamentário?

Mais que fazer o planejamento orçamentário de uma empresa, é preciso conhecê-los. Desta forma, é possível aplicar aquele que melhor se encaixa no seu negócio e ter as melhores perspectivas de mercado.

Os tipos de orçamento podem ser:

Orçamento Participativo

O orçamento participativo é uma abordagem em que os funcionários trabalham de baixo para cima para recomendar metas aos executivos. Os executivos podem fornecer alguma contribuição, mas eles mais ou menos aceitam as recomendações dadas pelos gerentes de departamento e outros funcionários (dentro do razoável, é claro). As operações são tratadas como subsidiárias autônomas e têm muita liberdade para definir o orçamento.

Orçamento base zero

Como o nome sugere, a base para esse tipo de orçamento é zero tanto para o volume de negócios quanto para a receita. A partir disso, são feitas as previsões e estabelecidos os indicadores e limites.

Uma das principais vantagens do orçamento base zero é evitar que os erros do passado continuem, pois, na sua elaboração, todos os pontos do negócio são revistos. Na verdade, não é possível contar com as disponibilidades históricas para aumentá-lo. Portanto, também é uma boa ferramenta de controle adicional ao usar o orçamento estático ou dinâmico.

Orçamento matricial

Nesse formato, grupos de despesas são criados para cada um deles são definidos. Por exemplo, é possível ter grupos de:

  • Marketing e vendas
  • Compras e logística
  • Rotinas administrativas
  • Departamento de pessoal e Recursos Humanos

O principal aspecto positivo do orçamento matricial é a capacidade de manter uma gestão de recursos mais estratégica. Por exemplo, ao criar um grupo de marketing e vendas, o gerente deste pacote de gastos pode alterar a disponibilidade de cada parte, dentro do todo pretendido para o grupo, para extrair o melhor resultado possível do valor global de sua matriz.

Orçamento Histórico 

O orçamento histórico é gerado a partir dos números do ano anterior. Ele é calculado conforme se deseja elevar a receita e quanto os custos e gastos deverão subir para dar suporte a esses objetivos.

Uma das vantagens é que ele envolve menos pessoas e também é mais fácil e rápido de ser elaborado. 

Orçamento Impactado ou Forecast

O orçamento impactado ou forecast é uma resposta às mudanças. Nele, é feita uma análise baseada na situação atual da empresa. Desta forma, diante de um mercado volátil e que nem sempre condiz com as previsões, ele pode ser mais facilmente ajustado. 

Portanto, adequar-se e aprender a identificar essas mudanças, é a proposta do forecast. Ele permite que os gestores adaptam o planejamento para conseguirem os resultados esperados. 

Tenha um planejamento orçamentário bem feito

Um orçamento bem planejado pode facilitar muito a operação da empresa — independente do seu grau de complexidade. É, ainda, uma ótima ferramenta para o sucesso do processo orçamentário.

Mas antes disso, é preciso muita análise para entender que tipo de controle é melhor para a empresa em questão e se outro tipo de orçamento adicional é necessário para ter uma gestão mais estratégica e confiável.

Agora que você já sabe como funciona o planejamento orçamentário, saiba que terceirizar sua gestão financeira e orçamentária pode ser uma excelente opção. Com uma equipe técnica cuidando de tudo isso, há maior certeza de acertos, e que eventuais erros podem ser mais rapidamente identificados e corrigidos.

Aqui na Ativos Contabilidade você encontra o time perfeito para a elaboração do planejamento orçamentário da sua empresa, com a certeza de que tudo correrá perfeitamente. Entre em contato com nossa equipe!

Outros artigos que podem te interessar

6 dúvidas sobre Imposto de Renda

Ter dúvidas sobre Imposto de Renda é absolutamente normal! A maioria dos brasileiros se sente confusa com relação a alguns pontos da declaração e hoje vamos esclarecer todas essas questões

Assine nossa Newsletter