Dicas para Empreendedores
Saber como pagar menos impostos dentro da lei é o sonho de todo empresário no Brasil.
A alta complexidade tributária e as constantes mudanças na legislação se mostram como fatores que deixam qualquer pessoa que resolve abrir uma empresa com os cabelos em pé. Porém, nem sempre o que o empresário paga em impostos está correto. Às vezes, ele pode estar pagando impostos a maior, ou seja, valores acima do que realmente deve.
Existem casos, porém, em que o empresário está pagando valores abaixo dos que deveria. Em ambos casos a situação é ruim. A empresa em questão pode ser seriamente prejudicada por conta da falta de um bom planejamento tributário que, inclusive, é o melhor caminho para pagar menos impostos dentro da lei, caso seja possível para sua empresa.
Bem, você tem que pagar impostos. Faz parte da sua rotina empresarial e é bom se acostumar com isso. Porém, se você acha que está pagando mais do que deveria ou se os custos com o recolhimento de tributos estão altos demais, vale a pena recorrer a uma revisão do seu histórico tributário. Somente assim será possível descobrir se o que você pagou em impostos até hoje está correto.
No caso de ter pago impostos a maior, será possível solicitar a recuperação de créditos tributários, uma espécie de compensação por parte da Receita Federal.
Mas, falemos a respeito da Recuperação de Crédito Tributário em um outro artigo futuro. Vamos focar no planejamento tributário.
A ideia por trás do Planejamento Tributário é colocar sua empresa nos trilhos, pagando exatamente o que deve, nem mais e nem menos. Entender o melhor regime tributário é algo que cabe a especialistas em contabilidade, pois apesar de ser relativamente fácil entender se a sua empresa pode ser enquadrada no Simples, por exemplo, é preciso compreender se essa é a opção mais vantajosa. No primeiro momento, pode até parecer que sim, mas o que realmente determina o que é melhor e o que não é para o seu negócio são os anexos e as alíquotas, além de outros fatores.
Portanto, nada de trocar de regime tributário por conta própria. Qualquer engano pode custar caro para seu negócio.
O Planejamento Tributário é totalmente legítimo. Você não será autuado por nenhuma ação ou mudança realizada ao lado de um contador. Mesmo a mudança do seu regime tributário e o pagamento de débitos pendentes podem ser realizados sem que você enfrente problemas. O verdadeiro desafio é se manter na situação atual, sem saber se está pagando a mais ou a menos e colocar a imagem e a confiabilidade da empresa em risco.
Aproveite e aprenda a reduzir a rotatividade de funcionários da empresa.
Dúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco agora mesmo pelos comentários ou envie-nos uma mensagem no WhatsApp.
Ativos Contabilidade - 2024 - Todos os Direitos Reservados