Como abrir uma empresa em Mato Grosso?

Como abrir uma empresa em Mato Grosso?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Abrir uma empresa em Mato Grosso é o sonho de muita gente, que quer deixar a vida de CLT para trás e tornar-se dono de seu próprio negócio. Porém, assim como todo processo de formalização de uma empresa, é necessário estar atento à parte burocrática.

O principal ponto que merece atenção é a documentação, que garantirá que você esteja regular perante os órgãos de fiscalização mato-grossenses. Essa documentação é essencial para formalizar o negócio e garantir que as atividades que serão desempenhadas possam ser executadas sem qualquer prejuízo à região.

Para você que quer abrir uma empresa, acompanhe esse passo a passo que preparamos para você!

Contrate um contador

O passo inicial para você que deseja abrir uma empresa é ter um contador experiente. O profissional saberá organizar toda a documentação necessária, indicará qual o melhor regime tributário para enquadramento do seu negócio, e fará toda a gestão contábil, tributária e fiscal do seu empreendimento. 

Atualmente, os escritórios contábeis mais modernos já aderiram à contabilidade digital, que facilita seu acesso aos dados em tempo real e garante total transparência ao trabalho. Além disso, os contadores mais preparados no mercado atuam como consultores o negócio, ajudando você a tomar as melhores decisões em sua empresa. Isso garante um crescimento harmônico ao seu negócio. 

Documentação necessária

Um dos principais documentos para a abertura de uma empresa é o contrato social. Ele possui um série de informações relevantes ao negócio e à sociedade, se ela existir. Por exemplo, nele que estará descrito a cota de capital de cada sócio, além de definir quais serão as atividades desenvolvidas e seu modelo de funcionamento, descrevendo ainda qual o regime tributário que seu negócio adotará. 

No contrato social constam ainda outras informações, como o nome da empresa e sua razão social. Outro passo importante é o registro da empresa na Junta Comercial do Mato Grosso, que deve ser feito de forma digital. Para isso, ele deverá acessar o site do Registro Digital e preencher a consulta de viabilidade (se for o caso), o Cadastro Sincronizado (se for o caso), o módulo integrador e efetuar o pagamento do DAR (documento de arrecadação).

Ele precisará ainda ter o certificado digital, que é um documento eletrônico que contém um conjunto de informações referentes à pessoa para o qual o certificado foi emitido, possibilitando comprovar a identidade de quem assinou o arquivo e garantindo a validade jurídica. Para assinatura dos documentos do Registro Digital será utilizado o certificado digital e-CPF A1 ou A3. 

Nos Certificados do tipo A1, a assinatura fica armazenada no próprio computador do usuário. Esse tipo de Certificado tem validade de um ano e o uso da senha é opcional. Por outro lado, os Certificados classificados como A3 são armazenados em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip. Esse tipo de Certificado possui validade de até cinco anos e senha obrigatória. 

Somente após esse registro é que o negócio passa a existir legalmente, e ele deve ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ. Um ponto importante é verificar antes se o nome escolhido para seu negócio está disponível.

Na Prefeitura do município onde você se instalará, deverá dar entrada ao pedido de alvará de localização e funcionamento. Lembrando que, de acordo com o Plano Diretor de cada cidade, há zonas industriais, comerciais e residenciais e, dependendo da sua atividade, pode haver restrições.

Licenças necessárias

Além dos documentos que listamos acima, e dependendo de qual ramo de atividade de sua empresa, serão necessárias ainda licenças e inscrições nos órgãos de regulação, que podem ser municipais, estaduais ou federais. 

As licenças mais comuns são:

Licença ambiental

Ela é exigida para empresas que exercem atividades na área industrial, mecânica, metalúrgica, têxtil, de calçados, química e agropecuárias. 

Licença sanitária

Ela é exigida para empresas do ramo de alimentação, cosméticos e de medicamentos.

Vistoria dos Bombeiros

Essa licença é emitida pelo Corpo de Bombeiros e é exigida para qualquer empresa, não importando seu porte ou enquadramento.

Abrir empresa em Mato Grosso

Apesar de toda a burocracia envolvida, o processo de abertura de empresa é necessária para garantir que você possa executar suas atividades de forma legal. Na informalidade, podem ocorrer sérios problemas, seja no atendimento aos clientes, seja pelos órgãos de fiscalização. Assim, a recomendação é sempre buscar a regularização do seu negócio.

Outra dica valiosa antes de abrir empresa é conhecer profundamente qual área irá atuar. Para isso, faça um planejamento empresarial que identifique seus concorrentes, preços praticados no mercado e público potencial. Por meio dele, você saberá de antemão se seu negócio é viável ou não, e quais estratégias terão que ser adotadas.

Em relação ao passo a passo para a abertura da empresa, a Ativos Contabilidade pode lhe ajudar. Ela é um contabildiade com experiência na abertura de novos negócios e que conta com a inovação da contabilidade digital, que pode ser um excelente diferencial competitivo para o seu negócio. 

Ao contar com a Ativos Contabilidade, você pode dedicar sua atenção ao seu negócio, enquanto nossos consultores cuidam da parte burocrática da abertura de empresa em Mato Grosso. E então, que tal realizar esse sonho hoje mesmo? Entre em contato agora mesmo com a Ativos Contabilidade e torne esse desejo uma realidade. Estamos te esperando!

Outros artigos que podem te interessar

6 dúvidas sobre Imposto de Renda

Ter dúvidas sobre Imposto de Renda é absolutamente normal! A maioria dos brasileiros se sente confusa com relação a alguns pontos da declaração e hoje vamos esclarecer todas essas questões

Assine nossa Newsletter