Geral
Conquistar mais clientes é o sonho de todo empresário cuja empresa se encontra em crescimento.
O grande xis da questão é saber como fazer isso de uma forma que não prejudique os negócios e mantenha os clientes atuais satisfeitos, não é mesmo? Não são poucos os empreendedores que buscam conquistar mais clientes, mas não estão tão preocupados assim com a taxa de cancelamento e evasão dos clientes que já possuía, e por isso, fica numa busca constante por cada vez mais.-
Não se engane: está tudo bem em querer conquistar mais clientes e expandir para novos mercados, mas você precisa pensar além da quantidade e focar também na qualidade. Um grande segredo – que nem deveria ser tão secreto assim – é aumentar o nível de qualidade da empresa a ponto de fazer com que os clientes que você já possui indiquem sua empresa para mais e mais pessoas.
Essa é a forma correta de se trabalhar e de captar novos clientes, proporcionando experiências verdadeiramente incríveis, principalmente para quem já está com você há algum tempo. Isso se chama fidelidade, gratidão e, para muitos, é até uma questão de ética, porque significa que a sua empresa segue os clientes e suas necessidades.
Veja, ainda que você venda produtos ou serviços e pense que nada tem a ver com a geração de experiências, é preciso compreender que cada prestação de serviço, cada atendimento, cada palavra dirigida, acesso ao seu site ou mesmo e-mail trocado é uma questão de experiência.
Quando você investe na criação de experiências positivas, aprimora o relacionamento que possui com os clientes, e os torna cada vez mais fiéis à sua marca.
O que isso significa, na prática?
Que mesmo que uma empresa similar apareça com preços menores, você tem muito mais chances de manter os clientes que já possui por conta do que oferece a eles. Esse é um diferencial importante, e a experiência conta muito.
Uma empresa que se relaciona pouco ou nem mesmo se lembra de conversar com seus clientes em ocasiões que não sejam a venda não gera relacionamento.
Esse tipo de empresa não consegue reter seus clientes, e mesmo que adquira novos, acabará por colocá-los no mesmo patamar de baixa ou nenhuma satisfação – o que também não significa que a pessoa esteja insatisfeita de alguma forma. É claro que, alguém que não sente prazer ou satisfação em estar com você está a apenas um passo de tornar-se um cliente “reclamão”.
Por isso, você precisa manter sua carteira de clientes satisfeita e compreender o perfil de cada um deles, de acordo com segmento, tipo, porte e afins.
Se preocupar com a satisfação dos seus clientes é uma característica do marketing. Pensar em como se relacionar melhor com eles e desenvolver ações e estratégias para encantá-los também faz parte do marketing.
Se você está pensando em como divulgar a sua empresa, então trata-se de publicidade, que é uma vertente do marketing, mas só funciona realmente e a longo prazo quando todos os pontos acima já estiverem sendo seguidos.
Por quê?
Porque quando uma empresa anuncia mil e uma maravilhas através da publicidade, precisa cumprir. Se o cliente se sente lesado ou não recebe a atenção que espera em algum momento, ele perde a confiança que possui na empresa e ganha a habilidade de queimar sua marca.
É esse tipo de situação que você precisa evitar.
Essas dicas são muito importantes para conquistar mais clientes e trabalhar da melhor forma possível, mas é algo que envolve custos, precisa considerar o custo que você possui ao servir cada tipo de cliente e muitas outras etapas que somente uma contabilidade pode considerar.
Lembre-se: na hora de pensar em estratégias e em aprimorar seus serviços, conte com a Ativos Contabilidade. Nós ajudaremos você a alcançar seus objetivos, sem precisar rasgar o bolso.
Um forte abraço e até a próxima.
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